Nascido em 29 de maio de 1977, em Waterloo, Iowa, Estados Unidos. É um boxeador peso-pesado e faixa-preta em Kenpo-Americano, com apelido de Iron-Man (Homem-de-ferro) de 1,83 m de altura, pesando entre 104 à 109 kg, começou a lutar MMA em 1996, então com apenas 18 anos.
Fulton é um lutador em atividade, acumulando até hoje 383 lutas . Ele estreou em 26 de julho de 1996 contra Dave Strasser, perdendo por finalização através de um mata-leão. Dentro de pouco mais de dois anos de sua estréia, ele lutou 50 lutas incluindo cinco lutas ao longo de dois torneios em um mês em setembro de 1997.
No início de 1999, com apenas 22 anos, Fulton foi reconhecido como um dos melhores lutadores jovens de Vale-Tudo dos EUA e foi convidado para lutar no UFC 20, onde perdeu para Pete Willians por submissão(Chave-de-braço) . Ele voltou ao UFC 21, derrotando David Dodd através de uma decisão unânime, porém, foi a última vez lutou no UFC.
Enquanto postando um recorde de vitórias, os poucos anos seguintes foram perseguidos por perdas para lutadores que passaram a se tornar de alto nível no UFC, tais como Renato Sobral, Ricco Rodriguez, Evan Tanner, Dan Severn, Rich Franklin, Forrest Griffin, Ian Freeman, Jeremy Horn, Branden Lee Hinkle, e Ben Rothwell, mas também bateu em futuras estrelas do UFC como Joe Riggs, Wesley Correia e Heath Herring. Em suas 318 lutas no MMA são 253 vitórias, 54 derrotas e 10 empates, e uma luta foi desqualificado por sofrer lesão na luta contra o compatriota Greg Wikan. Confira suas atuações na tabela abaixo